A Prefeitura de Queiroz, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou nesta quinta-feira (28) uma ação de busca ativa e orientação preventiva contra a proliferação de escorpiões. Atividade aconteceu em pontos considerados de risco para a reprodução dos animais peçonhentos.
Segundo a Diretora de Saúde de Queiroz, Francislaine Aparecida Madalena de Souza, ação tem como objetivo combater a presença de escorpiões em locais estratégicos da cidade, onde há maior ocorrência registrada, além de conscientizar os moradores sobre os cuidados necessários para evitar acidentes e manter os ambientes seguros.
“A proliferação de escorpiões costuma aumentar nos meses mais quentes e úmidos, especialmente entre setembro e março, quando as condições ambientais favorecem sua reprodução e deslocamento. Os escorpiões se escondem em entulhos, redes de esgoto, terrenos baldios e até mesmo dentro das casas, especialmente em locais escuros e úmidos”, destacou.
Entre os cuidados que os moradores devem ter para evitar acidentes e contribuir para o controle da infestação de escorpiões, Souza citou a necessidade de manter quintais limpos, sem acúmulo de entulho, madeira ou lixo; a prática de fechar ralos com tampas ou telas, principalmente à noite; evitar o acúmulo de folhas secas e materiais de construção; vedar frestas em portas, janelas e rodapés; utilizar telas em ralos, pias e grelhas; e evitar contato direto com sapatos, roupas e toalhas sem antes verificar seu interior.
“A eficácia do combate à proliferação de escorpiões depende diretamente da colaboração dos moradores. A ação da Prefeitura será reforçada com visitas às residências, orientações técnicas e, quando necessário, a retirada segura dos animais”, informou a Diretora. Ela também reforçou que, em caso de picada, o morador deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua casa e nunca tentar capturar o escorpião com as mãos.