terça-feira, 10
de
fevereiro
de
2026
☁️ 25°C

Municípios da região de Marília encerram 2025 sem registro de homicídios

Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP

Municípios da região de Marília estão entre as cidades paulistas que encerraram 2025 sem registro de homicídio doloso, segundo dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública). No total, 289 das 645 cidades do Estado — o equivalente a 45% — não tiveram ocorrências desse tipo ao longo do ano.

Na área de cobertura do jornal O DIA, aparecem na lista Alvinlândia, Lupércio, Ocauçu, Oriente, Oscar Bressane, Herculândia, Queiroz, Pompeia e Ubirajara. O levantamento divulgado pela SSP também aponta que outras 174 cidades paulistas fecharam 2025 sem registros de roubo.

No balanço estadual, São Paulo registrou 2.438 homicídios em 2025, número apontado como o menor da série histórica iniciada em 2001. O total representa queda de 3% em relação a 2024, quando foram contabilizados 2.517 casos. As ocorrências de roubos, latrocínios, roubo de veículo e roubo de carga também tiveram os menores registros desde o início da série, conforme os dados oficiais.

A SSP atribui a redução dos índices a ações como investimento em segurança pública, trabalho de inteligência e aumento do efetivo nas ruas. Em três anos, segundo o governo estadual, foram abertas quase 17 mil vagas em concursos para as polícias, com investimento de R$ 1,5 bilhão na área, além de operações conjuntas com órgãos de investigação.

No recorte de longo prazo, a série histórica da SSP aponta ainda que oito municípios paulistas não registraram homicídios em 25 anos de acompanhamento, entre 2001 e 2025, sendo eles Águas de São Pedro, Cruzália, Dolcinópolis, Fernão, Pracinha, Santa Salete, São João do Pau d’Alho e Turiúba.

Leia também