A Prefeitura de Vera Cruz, por meio da Diretoria de Saúde e Higiene, segue firme no combate ao mosquito Aedes aegypti. Até a próxima sexta-feira (28), o mutirão de limpeza continuará percorrendo a cidade, com o objetivo de eliminar focos de proliferação do mosquito. Depois disso, as residências receberão nebulização gratuita.
Até esta sexta-feira (21), segundo o Painel de Arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde, a cidade tinha 137 casos de dengue confirmados e outros 117 em investigação. Nenhum óbito foi registrado. Há um caso suspeito de chikungunya sob análise.
Desde o início de fevereiro, a prefeitura tem realizado nebulização em pontos estratégicos da cidade. No último sábado (15), todas as unidades de saúde, da Escola Agrícola, do Pronto Atendimento e da Igreja Católica, local de grande circulação de pessoas, receberam o serviço de nebulização. No sábado anterior, foi a vez das escolas municipais e estaduais. “O próximo passo será a aplicação nas residências, reforçando a proteção contra doenças como dengue, zika e chikungunya”, afirma o município.
A iniciativa ainda será intensificada em março, após a conclusão do mutirão, com nebulização gratuita nas residências. “A prefeitura reforça a importância da colaboração de todos, mantendo quintais limpos e eliminando recipientes que possam acumular água parada”, conclui o comunicado da prefeitura.
Vale reforçar que, desde 10 de fevereiro, a vacina contra a dengue já está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos nas unidades básicas de saúde do município. Pais e responsáveis devem procurar a unidade mais próxima para garantir a imunização de seus filhos e reforçar a proteção contra a doença.