O mutirão “Renegocia”, realizado pelo Procon de Marília desde o último dia 17 de junho, já renegociou 188 contratos, em valor que supera R$ 624,1 mil. Consumidores que queiram participar da ação ainda podem procurar o órgão até o próximo dia 5 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida das Indústrias, 294, ao lado do Ganha Tempo.
Segundo o diretor do Procon, Guilherme Moraes, os números alcançados até agora estão dentro do aguardado. Ele explica que descontos conseguidos com a intermediação do órgão já chegaram a 91%.
“Tem atingido [mutirão] o seu objetivo, que é auxiliar os consumidores a renegociarem seus débitos e se recolocarem no mercado de consumo”, avalia.
O mutirão abrange débitos de diferentes setores, como instituições financeiras, empresas de telefonia, água, energia elétrica e comércio. Não fazem parte da renegociação as dívidas com garantia de bens, as quais ficam fora da Lei do Superendividamento.
A maior parte dos débitos dos consumidores que passaram pelo mutirão está relacionada ao sistema financeiro, com cartão de crédito e cheque especial, empréstimos e crediário de lojas.
“O crédito hoje é fácil, rápido e desburocratizado, mas caro para contratar e ainda mais no atraso. A proposta do mutirão é oferecer suporte ao consumidor para que ele possa renegociar suas dívidas e, assim, prevenir o superendividamento”, explica o diretor.
COMO PARTICIPAR /Para participar do mutirão o interessado deve comparecer ao Procon de Marília munido de um documento original (RG ou CPF), comprovante de residência e documento da dívida, que pode ser uma carta de cobrança do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) ou de loja, boleto vencido, print da tela da Serasa, por exemplo.