Mutirão tem segunda edição e quer superar marca de R$ 5 mi em acordos de Marília

Mutirão será realizado no Procon, que fica localizado na avenida das Indústrias. Foto: Assessoria de Imprensa

Marília terá entre os dias 17 de junho e 5 de julho a segunda edição do mutirão “Renegocia”. Realizado pelo Procon local, a expectativa é que seja superada a marca da ação anterior, realizada em agosto de 2023, quando foram renegociados R$ 5 milhões em dívidas.

Segundo o diretor do órgão de defesa do consumidor, Guilherme Moraes, o mutirão abrange débitos de diferentes setores, como instituições financeiras, empresas de telefonia, água, energia elétrica e comércio. Não fazem parte da renegociação as dívidas com garantia de bens, as quais ficam fora da Lei do Superendividamento.

“Na edição passada, conseguimos descontos que chegaram a 92% nos débitos e renegociamos quase R$ 5 milhões. A maior parte das dívidas dos consumidores é relacionada a bancos, financeiras, cartão de crédito e crediário de lojas. Isso é um fenômeno que reflete na situação de superendividamento que muitas pessoas vêm enfrentando hoje. Perdem a capacidade de contratar, mas precisam contratar e acabam recorrendo, por exemplo, a empréstimos com juros altíssimos e não conseguem arcar com isso”, explica Moraes.

A expectativa é de superar os números da edição de 2023, já que a segunda terá duração maior e não há outros programas de negociação de dívidas em andamento. Para o diretor do Procon, o mutirão é uma oportunidade para o consumidor se recolocar no mercado de consumo. “O Procon intermedia essa negociação e conseguimos resolver a demanda de uma forma mais rápida. A ideia é oferecer suporte ao consumidor para que ele possa renegociar suas dívidas e, assim, prevenir o superendividamento”.

Para participar do mutirão o interessado deve comparecer ao Procon local, que fica na avenida das Indústrias, 294, ao lado do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira, a partir do dia 17, das 8h às 17h. O consumidor deve estar munido de um documento original e documento da dívida, como uma carta de cobrança do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) ou de loja, e boleto vencido, por exemplo.

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