Para a enfermeira Miriam Lara Veronez Bassini, celebrar o Natal é uma tradição. E esta tradição começa com a missa, momento de agradecer a Deus pelo nascimento de Jesus Cristo e de pedir bênçãos para os familiares e amigos. “É muito mais que enfeites e luzes, é a celebração do amor e da esperança. Por isso, antes da ceia, eu e minha família fazemos questão de ir à missa, porque o verdadeiro presente do Natal que Deus nos deu é Jesus”.
Vista como uma época de compartilhar amor, a enfermeira não abre mão da celebração com os familiares. E esse ano o Natal será diferente, o primeiro em um local especial, que Miriam e sua família prepararam com muito carinho para receber aqueles que amam. “Celebrar o Natal em família para nós é muito importante, porque estamos ao lado daqueles que amamos e fazem diferença em nossas vidas. Após a missa, fazemos a troca de presentes e depois temos a ceia. Estamos bem ansiosos este ano, porque iremos celebrar em uma chácara, um lugar acolhedor, que foi preparado com muito carinho para toda a família”.
Conforme o padre Tiago Barbosa, da Pastoral da Comunicação da Diocese de Marília, do ponto de vista bíblico, o nascimento de Jesus tem como significado o ponto alto da vida cristã, porque ele é o citado como o “esperado” no Antigo Testamento. “O seu nascimento é a realização da presença de Deus. Ele vem do céu para nos salvar, a toda a humanidade, ou seja, está próximo do povo. Por isso, o nome Jesus significa Emanuel, ‘Deus conosco’”, explica.
O padre lamenta que o mundo moderno tenha reduzido o Natal ao consumismo e, assim como Miriam, diz que a data é muito mais que árvores, presentes, músicas e enfeites. “Não podemos esquecer que o Natal é o grande presente de Deus para nós, que é a salvação operada por meio de seu filho, que nasce criança. Então, o melhor e verdadeiro presente de Natal é um coração convertido e aberto à graça de Deus”.
O coordenador da Pascom destaca ainda que o nascimento de Jesus indica que a salvação é para todos e que no coração de Deus há espaço para toda a humanidade. “Todos temos um lugar em seu coração e com Cristo nunca estamos sozinhos e abandonados. Jesus é a proximidade do Pai conosco, porque Ele realmente nos ama”.
Cada paróquia de Marília terá uma programação de celebrações de Natal. Na Catedral São Bento, o bispo Luiz Antonio Cipolini celebra a missa do dia 24, às 19h30. No dia 25, a missa ocorre no mesmo horário.