Iniciado no último dia 8, o trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, no bairro Aniz Badra, região Norte, segue até a próxima segunda-feira, dia 13, informou ao O DIA a assessoria de imprensa da prefeitura. Os serviços de nebulização com equipamento costal estão sendo feitos casa a casa na região próxima à USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro, que foi priorizado em razão da alta de casos da doença no fim de dezembro. A previsão é que sejam atendidas 20 quadras.
Ao todo, Marília registrou no ano passado, segundo dados do boletim de agravos de notificação compulsória, 10,1 mil notificações positivas de dengue, com 19 mortes por complicações. Apenas na área do Aniz Badra foram 118 confirmados. O trabalho de nebulização com inseticida nas áreas com registros positivos e suspeitos visa eliminar a maior quantidade de mosquitos que possam estar infectados. “Na tentativa de conter a transmissão que se instala no local, iremos realizar ação de nebulização nos quarteirões afetados”, diz a enfermeira Vivian Martinelli Funai, da Vigilância Ambiental, ligada à Secretaria Municipal da Saúde.
Agentes comunitários de saúde e de controle de endemias visitam as casas da região atendida antes da realização da nebulização para orientar os moradores sobre os cuidados para a aplicação do inseticida. Entre eles estão guardar água, alimentos, utensílios de cozinha e roupas que estejam no varal, cobrir comedouros e bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos, aquários, computadores e televisores, retirar ou levantar roupas de cama e toalhas de mesa e veículos da garagem e manter abertas portas, janelas e cortinas.
“Durante a aplicação do inseticida, recomenda-se que as pessoas permaneçam nas calçadas com crianças e animais de pequeno porte, aguardando pelo menos 30 minutos depois da aplicação. Caso haja pessoas acamadas ou doentes, elas deverão permanecer no quarto com as portas e janelas fechadas. A nebulização costal é um método mais eficiente do que a nebulização veicular por aplicar o produto na área do quintal do imóvel, mas a Saúde reforça a necessidade de colaboração dos moradores em abrirem suas casas para a entrada dos agentes”, explica o município em nota.
Mais informações podem ser obtidas no setor de Vigilância Ambiental (Zoonoses), pelo telefone (14) 3401-2054. Concluída a ação no Aniz Badra, os trabalhos seguem para outros bairros da região Norte, com cronograma ainda a ser definido.