O Hemocentro de Marília emitiu novo alerta à população, informando que diversos tipos sanguíneos estão com estoques abaixo do recomendado, especialmente os tipos A- e AB-, que estão em situação considerada urgente. A preocupação aumenta neste período em que há maior incidência de doenças respiratórias e, consequentemente, uma demanda ampliada por transfusões.
Em publicação nas redes sociais nesta semana, o banco de sangue fez um apelo emocionado à comunidade, por meio de sua assistente social, Dayane Galletti. Ela reforçou a importância da doação neste momento crítico e fez um pedido especial para que os doadores convidem outras pessoas a serem solidárias. “Precisamos nos unir. Quem já doa, convide amigos e familiares. Doe sangue e ajude a salvar vidas”, afirmou.
Após a coleta, todo sangue doado passa por uma série de exames obrigatórios que garantem a segurança do processo. São realizados testes para identificar doenças transmissíveis, como HIV, Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas e HTLV I e II, além da tipagem sanguínea e testes de qualidade, como hemoglobina e hematócrito, que avaliam a quantidade de glóbulos vermelhos, garantindo que o doador esteja em boas condições para doar. Caso qualquer exame apresente resultado alterado, o sangue é descartado, e o doador é informado de forma sigilosa e orientado a buscar atendimento médico. Esse processo assegura que tanto o receptor quanto o doador estejam protegidos.
Conforme o último monitoramento publicado pelo Hemocentro de Marília, os tipos sanguíneos A- e AB- estão em situação urgente, com apenas 14,6% e 16,7% do estoque ideal, respectivamente. Os tipos A+ (31,3%), B- (50%) e O- (37,5%) encontram-se em estado de alerta. O tipo AB+ apresenta estoque confortável, com 120,8% do ideal. Já os tipos B+ (53,6%) e O+ (52,5%) estão com níveis considerados estáveis.
Para doar é preciso ter entre 16 a 69 anos (menores com autorização dos responsáveis); peso mínimo: 50 kg; estar em boas condições de saúde e no dia da doação estar bem alimentado e descansado.
O Hemocentro de Marília atende doadores de segunda a sábado, das 7h às 13h, na rua Lourival Freire, 240 – Fragata, região Sul. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3434-2541.