Marília irá receber uma nova escola estadual de ensino por meio do projeto PPP (Parceria Público-Privada). O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na última semana e deve entrar em prática a partir da publicação de edital – o que deve ocorrer nos próximos meses.
A construção integra um pacote de obras que prevê a abertura de 33 novas instituições de ensino no Estado, com um investimento estimado em R$ 2,1 bilhões ao longo de 25 anos de concessão de serviços.
As unidades serão construídas em 29 municípios, incluindo Marília, e vão oferecer 35,1 mil vagas de tempo integral na rede estadual de Ensino Fundamental II e Médio.
O vencedor do edital de concessão também ficará responsável pela gestão e operação das estruturas, oferecendo serviços não-pedagógicos como alimentação; vigilância e portaria; limpeza; jardinagem e controle de pragas; manutenção e prevenção; apoio escolar; tecnologia da informação; serviços de gestão de utilidades; e serviços administrativos.
PREGÃO /Os editais serão divididos em dois lotes: o primeiro deles, o Oeste, do qual Marília faz parte, envolve a construção de 17 escolas, com 462 salas de aula e 17,1 mil vagas.
Já o lote Leste terá 16 unidades de ensino, que vão atender 17,6 mil alunos em 476 salas de aula.
As novas escolas terão três modelos: de 21, 28 e 35 salas de aula. Além disso, a estrutura contará com ambientes integrados e interligados, uso interativo de tecnologia, auditório de múltiplo uso, ampliação de espaços esportivos e culturais, espaços de vivência, espaços para estudo individualizado e espaços de inovação.
“Há uma lógica na construção desse cronograma para que todos esses projetos possam se viabilizar. Estamos muito otimistas e preparando o estado para isso, para ter fôlego financeiro”, afirma o governador do Estado.