O Hemocentro de Marília recebeu um importante reforço em sua estrutura com a chegada de sete freezers a –30 °C e um blast freezer, equipamentos destinados ao armazenamento e processamento de hemocomponentes. Os novos aparelhos foram viabilizados por meio do Novo PAC (Novo Programa de Aceleração do Crescimento), do Ministério da Saúde, com investimento total de R$ 1.222.993,00.
A iniciativa integra as ações do Governo Federal voltadas ao fortalecimento do Sinasan (Sistema Nacional de Sangue e Hemoderivados), que coordena a política pública de sangue no país. O objetivo é ampliar a capacidade técnica dos hemocentros, garantindo mais segurança, qualidade e eficiência no atendimento à população usuária do SUS (Sistema Único de Saúde).
Com os novos equipamentos, o Hemocentro amplia sua capacidade de conservação adequada do sangue e de seus derivados, além de contribuir para a cadeia produtiva de medicamentos de alta complexidade, utilizados em diversos tratamentos no SUS. A unidade integra a rede nacional de hemoterapia e atende Marília e municípios da região.
CRÍTICO /Apesar do avanço estrutural, o Hemocentro de Marília enfrenta atualmente situação crítica nos estoques de sangue, o que exige atenção contínua e o reforço das doações voluntárias. A instituição destaca que a manutenção dos serviços e o atendimento a pacientes da rede pública dependem diretamente da regularidade das doações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3434-2541.