Nota da Secretaria da Saúde confirmou, nesta segunda-feira, dia 1º, mais um óbito por complicações da dengue este ano em Marília. Nas estatísticas do município, o total de 2024 é de seis perdas, entretanto, o Estado informa sete no Painel de Monitoramento, já que contabiliza a morte da adolescente de 14 anos moradora em Marília, mas que faleceu em Jaú, em fevereiro, após contrair a doença em Bariri, onde passava férias.
Segundo a prefeitura, a nova vítima da dengue, doença transmitida pelo Aedes aegypti, é uma idosa de 86 anos, portadora de doença cardiovascular crônica e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Ela apresentou os sintomas da dengue em 30 de janeiro e evoluiu para óbito no dia 20 de fevereiro, devido a uma insuficiência respiratória. A idosa passou por atendimento médico nas redes pública e privada.
Até a 12ª semana epidemiológica, encerrada no dia 25 de março, Marília, que vive uma epidemia de dengue, registrava 3.389 casos da doença. O número é muito superior ao registrado no mesmo período do ano anterior, quando a cidade havia notificado 254 casos. Em todo o ano de 2023, Marília teve 3.122 registros positivos da dengue.