A construção do Centro de Referência da Mulher – conhecido como Casa da Mulher – de Marília poderá, enfim, ser finalizada. Nesta semana, a Câmara de Vereadores aprovou a continuidade das obras com recursos próprios do município. Serão destinados R$ 543,5 mil para retomada do projeto, paralisado desde outubro de 2024 devido à desistência da empresa contratada. A iniciativa neste momento é também simbólica, já que março é considerado o mês das mulheres devido ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8.
O PL (Projeto de Lei) 26/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a abertura de créditos adicionais suplementar e especial no orçamento vigente (2025-2026), utilizando recursos próprios, estaduais e federais, para conclusão da construção, foi aprovado pelos vereadores na sessão ordinária da última segunda-feira (17).
A chegada da Casa da Mulher abre uma nova perspectiva de acolhimento às mulheres vítimas de qualquer tipo de violência em Marília, já que o objetivo deste serviço é dar suporte, proteção e atendimento digno a elas.
Além disso, o espaço terá diversas atividades como palestras, atendimento social e jurídico e cursos para estímulo de habilidades e incremento de renda. O local funcionará entre as ruas Alfeu Cézar Pedrosa e Osório Alves, no Fragata.
A secretária municipal da Cidadania, Sandra de Fátima Cordeiro Roim, destaca que a Casa da Mulher será importante para fomentar políticas públicas para mulheres. “Vamos finalizar esta obra para oferecer um atendimento digno, especialmente para as mulheres em situação de vulnerabilidade”, complementa o prefeito Vinicius Camarinha.
Além da conclusão do prédio, a aprovação deste PL garante a aplicação dos recursos provenientes da Lei Aldir Blanc no fortalecimento das atividades culturais e artísticas no município. Com isso, os recursos destinados pelo governo federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, chegam aos artistas locais para fomentar a produção cultural em Marília.