A Prefeitura de Herculândia divulgou que está prestes a finalizar a obra de macrodrenagem, realizada desde o ano passado no Núcleo Habitacional Herculândia B. O trabalho é feito atualmente, de acordo com a administração municipal, nas ruas José Antonio Artero Ortega e Shozan Oshiro, além das avenidas Brasil e Rui Barbosa e servirá para melhorar o escoamento de águas pluviais e prevenir alagamentos na cidade.
Em dezembro de 2024, o O DIA noticiou, durante o período de chuvas, que muita água tem se acumulado no local e espalhado lama pelas ruas do bairro. Inclusive, um carro afundou em um buraco na noite de Natal e precisou ser retirado com a ajuda de uma máquina agrícola. “O buraco já existia, está lá há um bom tempo. Tem essa obra que nunca acaba e, com as chuvas, a erosão só fica maior”, disse um morador na época do acidente.
Segundo a Secretaria de Obras, a execução do serviço está dentro do prazo e atingiu 92% do estimado para a conclusão. Neste mês, será feita a interligação das galerias e posteriormente as vias vão passar por recapeamento asfáltico. A nova estrutura substitui uma tubulação antiga e deve garantir maior capacidade para o escoamento da água.
A obra de macrodrenagem é realizada na parte baixa da cidade há pelo menos cinco meses e está orçada em R$ 1,1 milhão. Ela foi iniciada para resolver o problema histórico de inundações que atinge Herculândia há pelo menos 40 anos, já que a água de vários bairros, como Herculândia B e Centro, escorre para esse ponto. A reportagem do O DIA checou que o contrato com a empresa responsável pela obra foi assinado no dia 10 de junho e tem vigência de um ano. De acordo com o documento, o trabalho é para implantação do sistema de drenagem urbano, com a instalação de galerias pluviais e reconstituição de pavimentação.