A Prefeitura de Pompeia deu início, na terça-feira (12), a mais uma etapa de melhorias na infraestrutura urbana, com obras de recapeamento asfáltico e implantação de faixas elevadas. Os serviços têm como objetivo oferecer mais segurança, conforto e qualidade de vida aos moradores. A secretária de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Camila Nogueira, destacou a importância da obra, afirmando que ela “contribui para a melhoria da mobilidade urbana, reduz o risco de acidentes e oferece mais conforto para motoristas, ciclistas e pedestres”.
As intervenções contemplam ruas do Jardim José Januário “Pompeia C”. Recebem recapeamento as vias José Parisi, Pedro Ibide e João Curci, com investimento superior a R$ 200 mil. As faixas elevadas serão implantadas na rua Toshi Yassuda, próxima ao parquinho, e na avenida João Batista Lima, próximo à USF Paulo Minami.
A Resolução Contran nº 738/2018, que trata da instalação de faixas elevadas, estabeleceu novos padrões e critérios, incluindo a redução da velocidade máxima permitida antes da travessia. Entre as vantagens desse tipo de dispositivo estão segurança, pois reduz a velocidade dos veículos e protege crianças, idosos e pessoas com deficiência; acessibilidade, já que as faixas são niveladas com a calçada, facilitando a travessia de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida; e maior visibilidade, garantindo que os pedestres sejam vistos pelos motoristas.
Entre os locais recomendados para a instalação estão escolas, hospitais, centros de saúde, igrejas, praças, parques e áreas de grande fluxo de pedestres. Os requisitos técnicos incluem altura igual à calçada (máximo de 15 cm), sinalização adequada e implantação baseada em estudos de tráfego. Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4046/15, que busca tornar obrigatória a instalação de faixas elevadas em frente às escolas.
O prefeito Diogo Ceschim ressaltou que o investimento em infraestrutura vai além das obras, sendo uma forma de promover mais segurança e qualidade de vida à população de Pompeia, e destacou que cada ação da gestão busca atender às necessidades dos moradores.
A obra será realizada em duas etapas: primeiro, a equipe responsável atuará no recapeamento das ruas; em seguida, serão executados os trabalhos de construção das faixas elevadas.