As obras do novo Caps 3 (Centro de Atenção Psicossocial) de Marília, que funcionará 24 horas, seguem avançando no bairro Nova Marília 3, região Sul da cidade. A unidade será a primeira da cidade com atendimento contínuo, inclusive em finais de semana e feriados, beneficiando os quase 500 usuários cadastrados na rede municipal de assistência social e toda a população.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o objetivo do novo Caps 3 é oferecer atenção contínua a adultos com transtornos mentais graves e persistentes ou problemas relacionados ao uso de álcool e drogas. O modelo prevê retaguarda clínica, acolhimento noturno e projetos terapêuticos individuais.
O início da construção foi autorizado em 27 de junho deste ano, com investimento de R$ 2,2 milhões em parceria com o Governo Federal. A obra tem prazo de execução de 14 meses e está sob responsabilidade da empresa JGM Estrutura e Construtora Ltda. O prédio ocupará área de 740 metros quadrados em terreno de 7 mil metros quadrados, entre as ruas Ângelo Peres, Dr. Victor Gianvechio e Tenente Doraci Marques.
“Durante a campanha havíamos dito que a saúde mental teria uma atenção toda especial da nossa gestão e a construção desse Caps vem ao encontro disso, pois vai mudar o patamar da nossa cidade nesse atendimento”, afirma o prefeito Vinicius Camarinha.
Atualmente, a rede municipal conta com duas unidades: o Caps IJ (Infantojuvenil) Catavento, no Parque São Jorge, e o Caps Com-Viver, no bairro Maria Izabel, ambos com atendimento das 7h às 17h. Marília também mantém parceria com o HC (Hospital das Clínicas) da Famema, responsável pelo Caps-AD (Álcool e Drogas).
“Desde o início da nossa gestão, estamos organizando dados de atendimentos realizados pelos Caps, considerando todos os procedimentos. No momento, estão inseridos no Caps IJ Catavento 171 usuários e, no Caps Com-Viver, 320 usuários, 27 dos quais moradores dos serviços de residência terapêutica”, destaca a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
CAPACITAÇÃO /Além da obra, o município afirma ter investido em capacitação de profissionais. Em agosto, 30 servidores da Raps (Rede de Atenção Psicossocial), por exemplo, participaram do curso “Nós na Rede – Saúde Mental”, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz Brasília. O projeto busca fortalecer a formação de equipes multiprofissionais no atendimento a pessoas em sofrimento mental ou com uso prejudicial de álcool e outras drogas.