Pela terceira vez consecutiva, Ocauçu recebeu o certificado do Ministério do Turismo que o reconhece como destino turístico brasileiro. A cidade mantém sua presença no Mapa do Turismo Brasileiro, sistema oficial conhecido como Sismapa (Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro), que aponta municípios com serviços turísticos organizados, regulamentados e confiáveis. O reconhecimento também certifica o Conselho Municipal do Turismo.
O laudo reforça o trabalho desenvolvido pela prefeitura e pela Secretaria Municipal de Turismo para estruturar e promover os atrativos locais de maneira sustentável. “Para nós, é uma honra ter o trabalho reconhecido nesse importante sistema de informação. É fundamental para o desenvolvimento turístico sustentável e para o crescimento econômico dos municípios e estados reconhecidos”, destaca a secretária Municipal de Turismo, Fernanda Santana Campos Colombo, da gestão do prefeito João Benedito Costa e Silva.
Entre os atrativos que consolidam Ocauçu como uma cidade acolhedora para visitantes estão a Thermas Estância Paraíso do Lazer, parque aquático com piscinas aquecidas e uma gastronomia que já integra uma rota gastronômica reconhecida no Estado de São Paulo; a Rota das Capelas, trajeto de mais de 100 quilômetros por estradas rurais que ligam diversos municípios da região e é bastante frequentado por ciclistas, com sinalização especial no trecho de Ocauçu, onde estão capelas históricas, igrejas, uma gruta e a famosa torre de pedra conhecida como Dedo de Deus. No local, a Prefeitura instalou um portal com rodas de bicicleta que se tornou um dos principais pontos para fotos dos visitantes.
Outro destaque é o Eco Grif Club Bar, espaço de lazer com piscina, quadra de beach tennis, música ao vivo aos finais de semana e gastronomia que atrai moradores e turistas de toda a região.
Com o nome registrado no Sismapa, Ocauçu, que também integra a RP Alto Cafezal (Região Turística), ganha visibilidade e pode permitir acesso a políticas públicas de fomento ao setor, o que permitirá impulsionar ainda mais o turismo local e contribuir para o crescimento da economia regional.