sexta-feira, 25
de
julho
de
2025
⛅ 17°C

Ocauçu intensifica ações de saúde com palestra sobre hepatites e mutirões

A campanha Julho Amarelo é uma iniciativa que reforça a importância das ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais - Foto: Ministério da Saúde

A Prefeitura de Ocauçu, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizará palestra informativa sobre hepatites virais. Evento acontecerá às 8h30 do próximo dia 23, no CCI (Centro de Convivência do Idoso) e é aberto a toda a população. Ação é parte da Campanha de Conscientização e Combate às Hepatites Virais, realizada no mês de julho. Uma maneira de fortalecer a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento das hepatites.

A campanha Julho Amarelo é uma iniciativa que reforça a importância das ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Essas doenças são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes, são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Elas são causadas por vírus e algumas hepatites se dão pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

A vacina contra a hepatite B para bebês, por se tratar de uma doença grave e transmitida de mãe para filho durante a gestação ou parto, representa proteção imediata aos pequenos e é uma prática segura e eficaz para prevenir infecções futuras, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). A doença também pode ser transmitida por contato com sangue e fluidos corporais, mesmo em ambientes domésticos.

MUTIRÃO /Ainda neste mês, no último dia 14, Ocauçu realizou um mutirão de ultrassonografias de abdome total e mama, totalmente gratuito e voluntário, eliminando a fila de espera. Já no dia 11, a Secretaria da Saúde organizou intervenções cirúrgicas para remoção de pedras na vesícula. A iniciativa, promovida pelo município, aconteceu em Marília, em parceria com unidades especializadas. O objetivo foi agilizar o atendimento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes que aguardavam por esses procedimentos.

Leia também