A Prefeitura de Ocauçu, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou na terça-feira (18) e dará continuidade na quarta-feira (19) e na quinta-feira (20) à nebulização contra a dengue. Serviço será iniciado às 18h e será feito em todas as ruas da cidade.
Inseticida combate o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya e, para que o processo seja eficaz, é necessário que os moradores deixem portas e janelas abertas.
De acordo com informações do Painel de Arboviroses do Nies (Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde), do Governo do Estado, o município de Ocauçu registrou 81 casos de dengue, sendo um deles o tipo grave da doença, ou seja, quando o paciente apresenta pelo menos uma das condições: choque ou desconforto respiratório, sangramento grave ou comprometimento grave de órgãos.
Um óbito está sob investigação, e 26 moradores apresentaram dengue com sinais de alarme – quando o paciente, no cessar da febre, apresenta sintomas como dor abdominal, vômito, sangramento de mucosas, entre outros. Mais sete pessoas com suspeita da doença aguardam comprovação por meio de exame. A cidade registrou ainda um caso de chikungunya e outros cinco estão sendo investigados.
Segundo o gerente da APS (Atenção Primária de Saúde), Raudenis Mansip Perez, como forma de prevenir e combater a doença, a prefeitura já realizou trabalho educativo com os moradores, na escola e também controle de criadouros. Município ainda entregou repelentes para gestantes.