quinta-feira, 4
de
dezembro
de
2025
☁️ 18°C

Ocauçu passa a integrar programa estadual de castração de cães e gatos

Programa tem como objetivo apoiar os municípios na realização de mutirões de castração e contribuir para o controle populacional de cães e gatos - Foto: Semil

Ocauçu foi oficialmente contemplada pelo Governo do Estado de São Paulo no Programa Estadual de Castração de Cães e Gatos. Iniciativa tem como objetivo apoiar os municípios na realização de mutirões de castração e contribuir para o controle populacional de animais, a redução do abandono e a prevenção de zoonoses. A confirmação, feita pela Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), inclui Ocauçu no mutirão que receberá o Castramóvel até o primeiro semestre de 2026.

Edital de chamamento foi publicado no Diário Oficial do Estado em 2 de outubro de 2025. Além de Ocauçu, outras 500 cidades foram contempladas, entre elas Lupércio, Oriente, Pompeia, Marília, Vera Cruz, Herculândia, Quintana, Queiroz, Oscar Bressane, Gália, Garça e Tupã.

Segundo a Prefeitura, o prefeito Dito Costa e Silva já assinou e enviou toda a documentação necessária para garantir a participação do município. Ocauçu assumiu o compromisso de apoiar a organização, divulgar o mutirão, mobilizar tutores e assegurar a infraestrutura necessária para a realização segura e eficiente das castrações.

Ainda conforme informações do site da Semil, a seleção levou em conta critérios como menor população, maior demanda por castrações, presença de Unidades de Conservação registradas no Cadastro Nacional e existência de órgãos municipais de bem-estar animal.

A Prefeitura de Ocauçu divulgará em breve orientações sobre as inscrições para tutores interessados em castrar seus pets.

Leia também