Ocauçu recebe 77 doses da vacina contra dengue e inicia imunização

Vacina está sendo aplicada no Centro de Saúde de segunda a sexta das 8h às 17h. Foto: Taís Iatecola

Ocauçu já recebeu doses da vacina disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para a imunização contra a dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor da chikungunya e zika. Inicialmente, nota técnica do Ministério da Saúde, divulgada na semana passada, informou o envio de 294 doses, mas o município recebeu um lote com 77 vacinas, que foram encaminhadas ao DRS-9 (Departamento Regional de Saúde).

“A primeira informação que tivemos é que está ocorrendo remanejamento do encaminhamento para os municípios e buscamos no Departamento Regional de Saúde o primeiro lote, com 77 doses, que começam a ser aplicadas nesta quarta-feira [8], no Centro de Saúde de Ocauçu”, explica a auxiliar de enfermagem da Sala de Vacinas ao O DIA, Eliana Claudio Ribeiro.

O governo estadual recomendou que, em um primeiro momento, os municípios priorizem a imunização do público de 10 a 14 anos. A auxiliar de enfermagem explica que, em Ocauçu, ficou definido que as doses serão aplicadas entre os que têm 10 e 11 anos.

“Como recebemos menos [doses], caso sobrem vacinas após a aplicação nesta faixa etária, vamos elevando a idade. Lembrando que a segunda dose deve ser administrada três meses depois.”

Conforme o Painel de Monitoramento da dengue do estado, Ocauçu tinha, até o fechamento desta matéria, 54 casos confirmados da doença este ano. Notificações chegam a 196, com 140 descartadas após exames.

GRIPE /Já a campanha de vacinação contra a gripe, iniciada em 25 de março, foi ampliada para toda a população a partir dos seis meses de idade. A dose contra o Influenza, assim como da dengue, está sendo aplicada de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, no Centro de Saúde de Ocauçu, que fica na avenida Celeste Casagrande, 204.

Leia também