quarta-feira, 20
de
agosto
de
2025
🌞 26°C

Ocauçu recebe Selo Ouro do MEC por boas práticas em alfabetização

A premiação foi entregue durante cerimônia realizada no Centro de Convenções Internacionais de Brasília (Foto: Prefeitura de Ocauçu)

O secretário municipal de Assuntos Jurídicos de Ocauçu, Gabriel Vicençoni Colombo, esteve em Brasília no último dia 10, onde recebeu o prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – Selo de Ouro, representando a cidade. A premiação foi entregue durante cerimônia realizada no CCIB (Centro de Convenções Internacionais de Brasília) e contou com a presença de diversas autoridades, como governadores, senadores, deputados federais, ministros e o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o Ministério da Educação, ao todo, 27 estados e 4.629 municípios (83%) se inscreveram para concorrer ao selo. Deles, 13 estados, o Distrito Federal e 2.592 municípios alcançaram o Selo Ouro – incluindo Ocauçu -, enquanto nove estados e 1.062 municípios alcançaram o Selo Prata – incluindo o estado de São Paulo. O Selo Bronze será concedido para três estados e 533 municípios. “O Ministério da Educação estabeleceu os critérios e metas nacionais e todos os municípios que atingiram as metas foram contemplados com o selo de ouro”, explicou Vicençoni.

O secretário de Ocauçu ainda destacou a importância das políticas educacionais. “Sempre acreditei que o único meio de transformar uma sociedade ou a vida de uma pessoa é por meio da educação e este selo é a prova de que o município de Ocauçu na gestão do prefeito Dito Costa e Silva, tem feito sua parte, investindo maciçamente na educação municipal. É inegável o sucesso do setor do município.”

O resultado final do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024 foi divulgado em dezembro de 2024 pela SEB (Secretaria de Educação Básica), que é ligada ao MEC (Ministério da Educação), e a solenidade de entrega ocorreu no último dia 10 de fevereiro. A iniciativa é desenvolvida dentro do CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada) e o prêmio foi lançado pela Presidência da República por meio de decreto.

Leia também