Levantamento feito pelo O DIA nos dados na SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) mostra que o número de ocorrências de furto em Ubirajara até julho apresentou uma redução de 44,11%.
Conforme os dados, até julho do ano passado, a polícia registrou 34 casos do tipo, sendo o maior volume em junho, com 10, seguido por abril, com nove. Já no mesmo período de 2023, as ocorrências de furto somaram 19, com maior incidência em fevereiro, com sete, e junho e janeiro com três cada. Em todo o ano de 2022, cidade teve 44 casos de furtos.
Este ano, até julho, Ubirajara teve duas tentativas de homicídio, em abril e julho, ante nenhuma no mesmo período de 2022. Entretanto, no ano anterior, houve uma ocorrência de homicídio doloso, o que não ocorreu este ano até o sétimo mês.
Ubirajara também não apresentou até julho nenhuma ocorrência de roubo, assim como no mesmo período de 2022. Já entre os registros de lesão corporal dolosa, a polícia notificou dez casos este ano, ante seis no ano anterior, na mesma comparação.
A SSP-SP traz a divulgação mensal dos dados estatísticos por Estado, área, município e unidade policial. Os índices também são divulgados trimestralmente. Objetivos são monitorar a evolução das tendências criminais e permitir o planejamento de ações e investimentos no setor pelo Estado.