segunda-feira, 29
de
dezembro
de
2025
🌞 31°C

Onda de furtos e vandalismo atinge escolas de Marília durante o feriado de fim de ano

Marília registrou uma série de furtos contra estabelecimentos de ensino nos últimos dias, envolvendo duas escolas municipais e uma estadual. Os crimes, que ocorreram entre os dias 25 e 28 de dezembro, resultaram em equipamentos furtados e danos ao patrimônio público.

A primeira ocorrência foi na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Balão Mágico, localizada na rua Eduardo Prado, no bairro Nova Marília, zona Sul da cidade. No dia 25 de dezembro, por volta das 16h, a diretora da unidade foi alertada pela empresa de monitoramento sobre uma invasão e um vazamento de água no local.

Após vistoria realizada no dia seguinte, constatou-se que foram levadas 20 torneiras de metal de bebedouros e pias, além de seis pontas metálicas pertencentes a três mangueiras de hidrantes. Segundo o boletim de ocorrência, não houve sinais de arrombamento, e acredita-se que o autor tenha pulado um alambrado para acessar o interior da unidade.

Também no dia de Natal, por volta das 18h, a Emei Walt Disney, na rua Almirante Tamandaré, foi alvo de criminosos pelo bairro Cavalieri, zona Oeste de Marília. Diferente da ocorrência anterior, houve arrombamento de portas, janelas e armários.

Foram levados dois notebooks da marca Positivo, ambos com placas de identificação da Prefeitura de Marília (um de cor preta e outro amarelo). O crime foi detectado após o acionamento dos sensores de presença, que levou a empresa de monitoramento ao local. A Polícia Científica foi chamada para realizar a perícia na unidade.

Já a terceira ocorrência foi registrada na manhã de 28 de dezembro, na Escola Estadual Bento de Abreu Sampaio Vidal, no Jardim Maria Izabel, zona Leste de Marília. O crime foi comunicado à Polícia Militar por volta das 9h30, após o caseiro da escola notar o arrombamento de um portão de ferro.

Para dificultar a ação das autoridades, os autores cortaram a fiação e viraram as câmeras de monitoramento da escola. Uma caixa de som foi retirada de uma das salas de aula, mas acabou sendo localizada pelo próprio caseiro nas dependências da unidade, permanecendo sob sua guarda.

Até o momento, a autoria de todos os crimes permanece desconhecida, e os casos seguem sob investigação da Polícia Civil de Marília.

Leia também