sábado, 25
de
outubro
de
2025
🌞 20°C

Orientações sobre saúde da mulher marcam Outubro Rosa em Vera Cruz

Encontro promovido pela Prefeitura de Vera Cruz, por meio da Diretoria Municipal de Saúde e Higiene, em alusão ao Outubro Rosa, reuniu dezenas de mulheres na manhã da última quarta-feira (22). Realizado nas dependências do CCI (Centro de Convivência do Idoso), evento contou com palestra ministrada pela ginecologista Dra. Rafaela Butareli, que abordou o tema “Terapia na Reposição Hormonal para Mulheres na Menopausa e Climatério”.

Durante a apresentação, a médica explicou sobre os benefícios e cuidados da TRH (Terapia de Reposição Hormonal), tratamento que visa aliviar sintomas da menopausa e do climatério, como ondas de calor, secura vaginal e distúrbios do sono. Ela também destacou que a TRH pode prevenir a perda óssea (osteoporose) e contribuir para uma melhor qualidade de vida ativa.

As participantes aproveitaram o momento para tirar dúvidas e compartilhar experiências, destacando a importância de espaços como esse para esclarecer questões sobre o autocuidado e a saúde feminina. Além de abordar a reposição hormonal, Butareli reforçou a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, principal foco da campanha Outubro Rosa.

Mulheres avaliaram o evento como de extrema relevância por ter proporcionado informação, acolhimento e incentivo à prevenção.

EDUCAÇÃO /Professoras da Rede Municipal de Ensino de Vera Cruz também participaram de um encontro especial sobre Saúde e Autocuidado, promovido pela Biblioteca Municipal em parceria com a Diretoria Municipal de Educação. Orientações foram realizadas durante o HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo), momento dedicado à formação e reflexão dos educadores.

Atividade contou com a presença da professora Dra. Shirlene Pavelqueires, que conduziu uma conversa sobre a importância de cuidar de si e cultivar o bem-estar no dia a dia. Encontro começou com um coffee-break acolhedor e foi marcado por trocas, aprendizado e leveza. “A biblioteca agradece à Diretoria de Educação pela parceria e a cada professora que esteve presente. Foi uma noite de muito aprendizado e troca. A Roda de Conversa foi um momento de conscientização e diálogo”, afirmou a bibliotecária Cláudia Pratis.

Leia também