Oriente aproveita Feira para arrecadar doações para o RS

Os interessados podem levar doações hoje na Feira da Amizade ou no Cras de Oriente. Foto: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Oriente, através do Fundo Social de Solidariedade, entrou na corrente do bem em prol da população do Rio Grande do Sul e divulgou nesta semana que vai aproveitar a realização da Feira da Amizade, hoje (11), para arrecadar materiais que serão levados aos moradores afetados pelas enchentes.

Os interessados em fazer doações podem levar ao evento alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e água mineral. Além do local da festa, os moradores de Oriente também tem como ponto de arrecadação o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que fica na rua João Alves de Lima, 81, das 9h às 17h.

Nas redes sociais, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Gleise Castilho Moris, informa que as cenas e notícias de pessoas que perderam tudo tocam a todos e que desastres como esse nos alertam para nossa fragilidade e para a necessidade de colaboração.

O Rio Grande do Sul tem 401 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado ao temporal, com 1,4 milhão de pessoas afetadas. São 451 mil pontos sem luz e 649 mil clientes sem abastecimento de água no Estado.

O governo estadual decretou estado de calamidade, situação que foi reconhecida pelo governo federal. Com isso, o Rio Grande do Sul fica apto a solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

Imagens de satélite do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais) deixam claro que essa é a maior tragédia do Estado.

Leia também