quinta-feira, 27
de
novembro
de
2025
⛅ 21°C

Oriente completa 81 anos no domingo; moradores destacam qualidade de vida

Coreto da praça da Igreja Matriz de Oriente na década de 40 Foto: Arquivo pessoal

O município de Oriente celebra neste domingo (30) 81 anos de emancipação político-administrativa, reforçando laços com sua história e o orgulho de uma comunidade marcada pela tranquilidade e qualidade de vida. Com população estimada em 6.180 habitantes, moradores destacam o sentimento de pertencimento que atravessa gerações.

“Nascida em Oriente, fui criada na zona rural de Tupã, retornei na década de 70 e vivo aqui há 48 anos. Morar aqui é um privilégio e uma bênção. Cidade organizada, tranquila e hospitaleira. Amo muito minha cidade”, afirma a moradora Ana Maria Reis.

Ana Maria é neta de um dos fundadores da cidade de Oriente, pioneiro que ajudou a desbravar o interior paulista nos anos 1940. Seu avô, Henrique Silveira Reis, natural de Enxofães, em Coimbra (Portugal), chegou ao Brasil aos 11 anos, fugindo da guerra. Trabalhou no porto de Santos como servente de pedreiro e, já adulto, mudou-se com os irmãos para o interior de São Paulo. “Ele chegou à região junto com Carlos Vendramini, desbravando matas, trabalhando e construindo a vida”, relata.

Vendramini foi responsável por criar, em 1929, o povoado que daria origem a Oriente. Assim como outras localidades ligadas ao avanço da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, o município se desenvolveu impulsionado pelo cultivo do café e pela expansão ferroviária destinada ao escoamento da produção até o porto de Santos.

Hoje, Oriente se destaca pelo investimento em Saúde, Educação, Meio Ambiente e Assistência Social. A moradora Aparecida Oliveira Santos, que vive há mais de 60 anos na cidade, resume o sentimento coletivo: “Oriente é minha cidade, meu lar. É uma cidade que se destaca pela sustentabilidade, tranquilidade e qualidade de vida. É pequena, mas aconchegante, e nos tornamos uma grande família”.

Para a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Gleise Castilho Moris, o município trilha um caminho de desenvolvimento humano e comunitário. “Acredito que Oriente seguirá crescendo com responsabilidade e cuidado com quem mais precisa. Cada ação é uma semente plantada para construir uma comunidade acolhedora e preparada para os novos tempos”, diz. Ela reforça que o objetivo do Fundo Social é ampliar políticas públicas que transformem vidas. “Sonho com uma cidade onde cada cidadão se sinta visto, ouvido e abraçado; onde a solidariedade faça parte da nossa identidade.”

As comemorações pelos 81 anos começam às 8h do domingo (30), no cruzamento da avenida Max Wirth com a rua Rodolfo Miranda, no Centro. A programação inclui corrida com percursos de 6 km e 4 km, além de caminhada de 3 km — esta última sem necessidade de inscrição prévia. O evento terá também apresentação da Banda Marcial de Lucélia e da infantaria de Lins.

A corrida, com largada prevista no Quiosque da Fepasa, é aberta ao público e busca incentivar a prática esportiva e celebrar o aniversário da cidade.

Leia também