domingo, 17
de
agosto
de
2025
🌞 15°C

Oriente investe em nebulização e inspeção ‘casa a casa’

Do início do ano até agora, 19 pessoas foram infectadas pela dengue em Oriente - Foto: Governo de SP

Com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti na cidade, a Prefeitura de Oriente publicou nesta segunda-feira (10) uma licitação para contratar empresa especializada em controle de endemias, para realizar nebulização e inspeção “casa a casa”. O investimento previsto é de R$ 50.048,70.

Segundo o Termo de Referência do edital, o serviço será executado de forma parcelada, devendo completar três ciclos completos. Ou seja, a empresa deverá fiscalizar pelo menos 95% das casas do município três vezes, totalizando 390 quadras percorridas.

Os agentes deverão adotar medidas de controle mecânico para eliminação dos criadouros, como tampar caixas d’água, eliminar recipientes que possam acumular água, entre outros, bem como executar tratamento com larvicida, incluindo nebulização, quando necessário.

ORIENTAÇÃO /Além da inspeção completa dos imóveis (áreas interna e externa), os contratados também deverão orientar os responsáveis pelas residências quanto aos cuidados necessários para evitar criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Por fim, a empresa deverá apresentar semanalmente relatório contendo os registros sobre o trabalho desenvolvido em cada local fiscalizado ao Setor de Vigilância Epidemiológica – Controle de Vetores.

DENGUE /De acordo com informações do Painel de Arboviroses do Estado de São Paulo, até esta quarta-feira (12), Oriente já tinha 19 casos de dengue confirmados, sendo dois deles com sinal de alarme, ou seja, quadros graves. Outros quatro casos estão em investigação.

Leia também