segunda-feira, 7
de
julho
de
2025
⛅ 20°C

Oriente realiza curso de processamento de carnes e preparo de pizzas

Em cada dia do curso os alunos fazem oito receitas de pizzas, cada uma de um sabor (Foto: Assessoria de Imprensa).

Estão sendo realizados em Oriente o curso Processamento de Carnes e o curso Prepare e Venda Pizzas Doces e Salgadas. Capacitações são promovidas pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), Centro de Capacitação Profissional do Fundo Social de Solidariedade, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Segundo a coordenadora de Projetos de Capacitação Profissional e Social, Aparecida Oliveira Santos, o curso Processamento de Carnes foi realizado nos dias 25, 26 e 27 de março, das 8h às 17h, na Chácara Kurruila. Já o curso Prepare e Venda Pizzas Doces e Salgadas foi iniciado dia 19 e segue até hoje (28). Aulas aconteceram na Escola Elza Cavadas Reis em duas etapas: Gestão de Empreendedorismo e Aulas Práticas. “As vagas para o curso de pizzas foram encerradas no primeiro dia de aula, estamos com 18 participantes e está sendo uma maravilha. Todos estão adorando”, informa Santos.

Ela também disse que a maioria dos participantes já trabalham na área de gastronomia e que formação é uma oportunidade para aprimorar suas habilidades. “Além de aprenderem com o curso os participantes também aprendem uns com os outros trocando receitas e dicas. Tem sido uma parceria muito boa”.

Em cada dia do curso os alunos fazem oito receitas de pizzas, cada uma de um sabor. “Oriente tem dado à população muitas oportunidades de capacitação. O município tem parcerias muito boas que nos possibilitam inclusive receber alunos de municípios próximos para participarem dos cursos”, comenta a coordenadora.

Claudineia Oliveira Bassi, 43, é uma das alunas do curso. Ela já trabalha fazendo lanches e pizzas com seu marido Carlos Eduardo Bassi há nove anos. “Temos uma lanchonete aqui em Oriente mas meu marido é quem faz as massas de pizza. Depois desse curso vou conseguir ajudá-lo com os preparativos”, destaca.

O curso de processamento de Carnes foi realizado com 15 integrantes que aprenderam a fazer linguiças de diferentes sabores, salame e a defumar carne de sol. Um dos alunos, o arquiteto Paulo Teixeira, 66, elogiou a formação. “Um curso muito bom, bem aplicado, com um professor conhecedor da matéria. Aprendemos muito sobre processamento de carnes.”

Leia também