Oriente receberá cinema que funciona com energia solar no dia 20 deste mês

O primeiro cinema itinerante do país, que utiliza energia solar para realizar exibições de filmes, estará em Oriente. As sessões serão gratuitas, inclusive com pipoca também de graça, e estão marcadas para o dia 20 deste mês, sexta-feira, na Praça da Igreja Matriz, bem no Centro da cidade. Em caso de chuva, a estrutura será levada para o CCI (Centro de Convivência do Idoso).

No ano passado, o projeto CineSolar completou dez anos e realizou cerca de 1.870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades. E desta vez será a oportunidade dos moradores de Oriente, que vão poder assistir, às 19h, os curtas do Festival de Internacional de Cinema Agroecológico e, às 20h, a animação Kung Fu Panda 4.

Quem for até a praça no dia 20 vai encontrar um furgão equipado com placas solares que são capazes de gerar a energia responsável por toda a estrutura de exibição formada por projetor e sistema de som. O veículo ainda transporta toda a estrutura do evento composta por cadeiras, tela de cinema e materiais de divulgação do projeto como totens, banners, cartazes, entre outros. Além de realizar uma sessão sustentável, o projeto traz o tema sustentabilidade à tona com a exibição dos curtas com temática ambiental e energias renováveis e se transforma numa estação móvel de ciências, arte e tecnologia.

O projeto é uma parceria da concessionária que administra a rede elétrica em Oriente e região com as prefeituras e tem a proposta de transformar espaços públicos e abertos em salas de cinema, de forma a democratizar o acesso às produções audiovisuais e difundir a tecnologia da energia solar.

Leia também