sábado, 26
de
julho
de
2025
🌞 24°C

Oriente receberá kit de equipamentos para teleconsulta do Novo PAC Saúde

Ação faz parte da estratégica SUS Digital – Telessaúde, na atenção primária à saúde, por meio da adequação e modernização dos estabelecimentos para a realização de teleconsultas assistidas Foto: Divulgação

Oriente foi um dos municípios selecionados pelo Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Saúde, lançado pelo Governo Federal na última semana. Cidade compõe lista de 4.515 municípios que receberão kit de equipamentos para teleconsulta, o que totaliza 7 mil kits com valor total de R$ 105 milhões.

Aparelhos serão utilizados para estruturar os Pontos de Telessaúde nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para cidades de todos os estados e Distrito Federal. Ação faz parte da estratégica SUS Digital – Telessaúde, na atenção primária à saúde, por meio da adequação e modernização dos estabelecimentos para a realização de teleconsultas assistidas.

Kit é composto por notebook, televisor, webcam, entre outros. Ação poderá ser viabilizada por meio de compra centralizada do Ministério da Saúde ou transferência de recursos condicionada à adesão a Ata de Registro de Preço do Ministério da Saúde.

Foram utilizados como critérios para seleção: vulnerabilidade socioeconômica do município; indicadores relacionados à demanda potencial por telessaúde, de forma proporcional à dificuldade de acesso da população a outros serviços de saúde; proporcionalidade regional, a fim de evitar concentração regional acentuada dos entes federados selecionados.

Novo PAC Saúde tem um investimento total de R$ 6 bilhões, com o objetivo principal de fortalecer o SUS (Sistema Único de Saúde) em todos os estados do país. Os recursos federais, provenientes do Novo PAC Seleção 2, vão viabilizar novas obras, aquisição de equipamentos e veículos. Isso significa que 95% dos municípios brasileiros (aproximadamente 5.290) terão 800 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de 7 mil salas de teleconsulta, 10 mil UBSs equipadas e 400 unidades odontológicas móveis. A população também vai contar com mais 46 Policlínicas, 130 Centros de Atenção Psicossocial e 1.533 novas ambulâncias do Samu, para atendimentos de urgência e emergência.

Leia também