Oriente tem diversos cursos de capacitação com alguns voltados aos produtores rurais

Cursos são oferecidos pela Prefeitura de Oriente, em parceria com o Senar e Faesp. (Foto: Fundo Social de Solidariedade)

A Prefeitura de Oriente tem oferecido aos moradores, neste primeiros meses do ano, diversos cursos, principalmente aqueles voltados aos produtores rurais. As capacitações são resultado de uma parceria entre a administração, através de iniciativa pelo Fundo Social de Solidariedade e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e realização da Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo).

Na próxima semana, na segunda-feira (19), os inscritos poderão participar de aulas sobre técnicas de aquaponia, sistema que trabalha com dois tipos de produtos simultâneos: peixes e hortaliças. O sistema pode ser implantado com pequenas, médias e grandes estruturas de cultivo de produção. O curso mostra como esse processo funciona na teoria e na prática e ensina detalhadamente como montar a estrutura do sistema (tanques para os peixes, filtros, bancada hidropônica, etc.) e como manejar o sistema (plantio das mudas de hortaliças e alimentação dos peixes).

Já nos dias 23 e 24 de fevereiro, os moradores com a participação já confirmada vão receber aprendizado sobre fossa séptica, que visa atender às necessidades do produtor rural, eliminando outros tipos de fossas que podem contaminar o solo e o lençol freático. Considerada ecologicamente correta, a estrutura é obrigatória desde 1998 e, mesmo sendo necessária a construção há quinze anos, alguns produtores ainda não fizeram a implantação deste tipo de sistema. Os interessados em participar dos cursos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Oriente devem procurar o Centro de Capacitação, na rua Antonio Monteiro Teixeira, 154, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Leia também