Após seis meses sem serviços bancários físicos, o município de Oscar Bressane pode, em breve, contar com uma agência do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil). Desde o encerramento das atividades da única agência local, do Banco Santander, a população vem enfrentando dificuldades de acesso aos serviços bancários. “Assim que as portas foram fechadas, iniciamos intensas tratativas com diversos bancos na busca da implantação de uma agência física no município, situação que vem sendo negociada e avançando positivamente com a Sicoob”, informou o prefeito Anselmo Giroto (PL).
Para amenizar a situação dos clientes desassistidos, a Prefeitura tem disponibilizado, ao menos uma vez por semana, transporte público gratuito até Paraguaçu Paulista, onde os moradores podem acessar agências bancárias para realizar pagamentos, saques e outros serviços. “Todavia, a população ainda anseia por uma agência bancária no município, motivo pelo qual o poder público local continua persistente nas tratativas para este fim”, acrescenta Giroto.
O prefeito destaca que, mesmo antes do encerramento das operações do Santander, a administração municipal buscou reverter a decisão, sem sucesso. Giroto destacou ainda que o fechamento da agência não constitui um caso isolado, mas reflete uma tendência nacional dos grandes bancos em reduzir o número de pontos físicos de atendimento.
A agência do Santander em Oscar Bressane encerrou as atividades poucos dias após anunciar o fechamento em comunicado à porta, o que causou surpresa e insegurança entre os clientes, especialmente aqueles que têm dificuldades de acesso a serviços bancários digitais.
A Câmara Municipal também acompanha a situação. O presidente da Casa, Uilson Aparecido Honorato, relatou que participou, ao lado do prefeito, de todas as tentativas de diálogo com o Santander. “Infelizmente não voltaram atrás, assim como se deu em vários outros municípios onde as agências também foram fechadas”, declarou Honorato.
Segundo ele, após o fechamento, foram iniciados contatos com uma instituição financeira cooperativa, que demonstrou interesse em instalar uma unidade em Oscar Bressane. “A instituição realizou análise documental, física e fotográfica do município e agora aguardamos um posicionamento oficial. Sabemos muito bem da dificuldade que nossa população enfrenta diante da ausência de um atendimento bancário físico”, finalizou o presidente da Câmara.