terça-feira, 14
de
outubro
de
2025
☁️ 22°C

Oscar Bressane participa de encontro regional sobre fortalecimento do Cras e Creas

A Secretária Municipal do Bem Estar Social de Oscar Bressane, Cassiana Fernandes Camilo, e a Coordenadora do Cras de Oscar Bressane, Marcela Andrade da Silva, participaram do encontro - Foto: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Oscar Bressane, por meio da Secretaria Municipal do Bem-Estar Social e da coordenação do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), participou, na última quarta-feira (8), do Encontro Técnico de Assistência Social. A formação foi realizada pelo Civap (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema) com o tema “Atuação do Cras e Creas”.

O evento ocorreu no Centro Comunitário do município de Cruzália e reuniu cerca de 140 participantes, entre gestores e representantes de 25 municípios consorciados. A secretária municipal do Bem-Estar Social de Oscar Bressane, Cassiana Fernandes Camilo, e a coordenadora do Cras de Oscar Bressane, Marcela Andrade da Silva, participaram do encontro.

Cassiana destacou a importância do evento, no qual foram apresentadas práticas realizadas em diferentes municípios. “Foi excelente para agregar mais conhecimento ao nosso trabalho no município. Todos os trabalhos apresentados foram muito bons”, afirmou.

A abertura oficial contou com a presença do presidente do Civap e prefeito de Palmital, Luis Gustavo Mendes Moraes; do prefeito de Cruzália e anfitrião do evento, Arildo Osmar de Moro; da diretora executiva do Civap, Ida Franzoso de Souza; da vice-prefeita de Cruzália, Luiza Henschel; da presidente da Câmara Municipal de Cruzália, vereadora Juliete Marcelina Moro Falcão; e da secretária municipal de Assistência Social de Cruzália, Patrícia Alves da Silva Costa.

O presidente do Civap destacou a importância do encontro para o fortalecimento do trabalho conjunto entre os municípios. “Esta é uma oportunidade fundamental para fortalecer o trabalho conjunto entre os municípios. O Cras e o Creas têm um papel essencial na proteção e no acolhimento das famílias em situação de vulnerabilidade, e momentos como este permitem trocar experiências, alinhar estratégias e aprimorar as políticas públicas. O Civap segue comprometido em promover ações que valorizem os profissionais e fortaleçam a rede de assistência em toda a nossa região”, ressaltou.

Além da apresentação das práticas de alguns municípios, foram realizadas palestras com os temas “A dimensão ética e humanizada no atendimento e acompanhamento no Cras e no Creas”, ministrada por Eliane Gonçalez Albanete; “Cras: Onde a Assistência Social se inicia”, apresentada pela coordenadora do Cras de Palmital, Beatriz de Oliveira Toral; e “A proteção social especial no Suas: Creas e PSE”, conduzida pela assistente social de Quatá, Daniela Santiago.

Leia também