Oscar Bressane registrou aumento no número de furtos neste ano, segundo dados divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo). Entre janeiro e junho de 2025, foram contabilizados 11 furtos no município. O índice já supera todo o volume de ocorrências de 2024, que teve apenas quatro casos em todo o ano.
Os dados são referentes a boletins de ocorrência registrados na Polícia Civil, responsável pela apuração dos crimes no município. Vale ressaltar que existe a possibilidade de a quantidade de crimes ser ainda maior em ambos os períodos, pois parte das vítimas não registra boletim de ocorrência, gerando subnotificação.
PREOCUPAÇÃO /A segurança pública tem sido um assunto recorrente em Oscar Bressane nos últimos meses. Conforme noticiado pelo O DIA, o prefeito de Oscar Bressane, Anselmo Giroto, enviou à Câmara Municipal um PL (Projeto de Lei) que propõe a criação de uma gratificação destinada a policiais militares que atuarem em atividades de interesse municipal durante seus períodos de folga – ou seja, em atividade delegada -, por meio de convênio com o estado de São Paulo, intermediado pela SSP.
O programa permite que policiais militares atuem em atividades de interesse do município durante seus horários de folga, recebendo uma gratificação paga pela prefeitura.
Na justificativa, o prefeito destacou que a segurança pública é um dos pilares para o desenvolvimento social e econômico da cidade. Para ele, a presença ostensiva da Polícia Militar nas ruas é fator determinante na redução da criminalidade e na preservação da ordem.
“A Atividade Delegada surge como uma solução eficiente e inovadora, permitindo a ampliação do efetivo policial sem a necessidade de novos concursos ou grandes impactos no orçamento municipal”, afirmou Giroto no texto.
Até o fechamento desta edição, a Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo em Oscar Bressane, não se manifestou sobre os números da SSP-SP.