A médica Paloma Aparecida Libanio Nunes, futura secretária da Saúde de Marília, já nomeada pelo prefeito eleito Vinicius Camarinha (PSDB), divulgou nota informando o seu afastamento da Superintendência do HC-Famema (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília), cargo que exerceu por oito anos, desde 2016.
No texto, cheio de agradecimentos a pessoas e instituições que ajudaram a viabilizar “essa jornada de transformação” à frente do HC, Paloma ressalta o desafio que é ser mulher e liderar uma instituição desse porte. “Ter a oportunidade de liderar uma das quatro autarquias do estado de São Paulo sendo mulher é um marco que carrego com muito orgulho. Foi preciso superar o preconceito, a violência, a misoginia e lutar contra obsolescência. Mas junto com outras mulheres conseguimos transformar sonhos em realidade.”
Entre as conquistas de sua gestão, ela faz menção à renovação do parque tecnológico, com aquisição de novos e modernos equipamentos que possibilitaram a retomada e ampliação da oferta de serviços, a criação do Centro de Oncologia com entrada exclusiva, a ampliação da Radioterapia com um novo acelerador linear, além da inauguração do Espaço de Procedimentos Endoscópicos e o Centro de Exames Oftalmológicos. Sobre infraestrutura, Paloma ressaltou a construção de uma nova portaria para o hospital, mais moderna e acolhedora, a reforma das Unidades de Urgência e Emergência e centro cirúrgico, ampliação de todo o “braço C” do hospital, com um novo e moderno serviço de imagem, Pronto Socorro com a maior e mais equipada sala de emergência do estado de São Paulo, uma enfermaria de 38 leitos de internação e duas Unidades de Terapia Intensiva, sendo uma delas a Unidade Coronariana.
“Passamos por uma pandemia, avançando dez anos em um. Salvamos milhares de vidas. Deixamos projetos prontos para serem implementados, como a reforma do descanso médico, sala de descompressão, elevador do Hemocentro e o ambulatório geral. Resolvemos o imbróglio dos profissionais Fumes e hoje todos podem ter segurança quanto ao recebimento dos salários. Inauguramos o Centro de Apoio ao Colaborador, oferecendo cuidado multiprofissional aos profissionais da instituição. Criamos e implementamos inúmeros programas e projetos de educação em saúde, humanização e desenvolvimento profissional. Atingimos o nosso maior sonho, o novo Hospital da Criança e da Mulher, que está em construção. Estas conquistas são um testemunho do que é possível alcançar com trabalho em equipe, dedicação e visão de futuro”, declarou Paloma.
A partir do dia 10 de janeiro, quando Vinicius Camarinha assume seu mandato como prefeito de Marília, começa também um novo desafio para Dra Paloma Libanio, agora no atendimento das demandas da saúde pública.