A cidade de Marília enfrenta um aumento nos casos de dengue, o que tem sobrecarregado as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Em resposta, a prefeitura, em parceria com o HBU (Hospital Beneficente Unimar), inaugurou três polos de atendimento especializados para pacientes com sintomas da doença.
Márcia Mesquita Serva Reis, superintendente do HBU, destacou o empenho da instituição na criação desses polos. “Trabalhamos incansavelmente, inclusive durante o fim de semana, para recrutar e contratar profissionais, garantindo que tudo estivesse pronto para o início das operações. Essa dedicação reflete nosso compromisso contínuo em apoiar o município, estando sempre prontos para socorrer a comunidade”, afirmou.
Os polos foram estrategicamente localizados para cobrir diferentes áreas de Marília. O polo central, na APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), funciona 24 horas por dia. Já os polos da zona Norte e zona Sul operam das 7h às 21h, localizados na UBS Santa Antonieta e na UBS Nova Marília, respectivamente.
A secretária municipal de Saúde, Dra. Paloma Libanio, enfatizou a importância dos locais para aliviar a pressão sobre as UPAs e oferecer atendimento especializado. “Esses pontos de apoio foram definidos para atender rapidamente a população, garantindo um serviço eficiente para os pacientes com sintomas de dengue”, explicou.
As Unidades de Pronto Atendimento de Marília oferecem serviços essenciais, incluindo clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia, disponíveis 24 horas por dia.
Atualmente, a cidade possui 1.475 casos de dengue confirmados, com um óbito em decorrência da doença. Outros 2.914 estão em investigação. Os dados são do Paniel de Arboviroses do Governo do Estado de São Paulo.