sexta-feira, 25
de
julho
de
2025
⛅ 17°C

Parceria entre Prefeitura de Marília e Amei amplia tratamento para pessoas com TEA

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, firmou nesta terça-feira (22) uma parceria com a Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos) para ampliar o atendimento de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A iniciativa integra o Projeto de Serviço de Acolhimento Neurodivergente, que utilizará práticas esportivas como ferramentas terapêuticas e de inclusão.

O público-alvo é composto por pessoas com deficiência, a partir dos 6 anos de idade, com encaminhamento realizado via Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo). As atividades acontecerão duas vezes por semana na sede da Amei, localizada na avenida Reverendo Álvaro Simões, 1600, no Parque São Jorge, zona Sul da cidade.

As oficinas terão duração de 45 minutos, com turmas de até dez participantes nos períodos da manhã e da tarde. A equipe multidisciplinar contará com coordenador técnico, professor de educação física, estagiários das áreas de educação física, psicologia e assistência social, além de psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e serviços gerais.

Entre os principais objetivos estão o desenvolvimento de aspectos neuroperceptivos, psicomotores, cognitivos, afetivos e socioemocionais, além da promoção da autonomia, autoestima, inclusão social e saúde global dos participantes. O projeto também prevê apoio e orientação às famílias, fortalecendo a rede de cuidado.

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou a importância da parceria. “Inicialmente agradeço ao Levi e toda equipe da Amei pela receptividade e só tenho que parabenizá-los pelo trabalho de excelência que realizam na nossa cidade. E com esta parceria tenho certeza que haverá melhora na qualidade de vida e bem-estar dessas pessoas, com inclusão esportiva e social dos beneficiários, fortalecimento da cidadania e da saúde física e mental. Com isso, ampliaremos o atendimento das pessoas com TEA na nossa cidade.”

A estrutura da Amei conta com piscinas (semiolímpica e infantil), ginásio poliesportivo, academia, salas técnicas, vestiários adaptados, cozinha e recepção. Para o gestor da entidade, Levi Carrion, o acordo representa um avanço. “Ficamos felizes com a visita da secretária e com essa parceria, que reconhece o esporte como instrumento de saúde e inclusão. Marília dá um passo importante na promoção do bem-estar de pessoas com TEA.”

Leia também