No último sábado (22), a vice-prefeita de Ocauçu, Patrícia Guerke, esteve presente na Trilha de Inclusão na Gruta de Nossa Senhora — Dedo de Deus, no distrito de Nova Colúmbia. O evento, que visa promover a acessibilidade no turismo, reuniu secretários e organizadores da Rota das Capelas, fortalecendo a parceria regional para tornar as trilhas mais inclusivas e acessíveis a todos.
A iniciativa contou com a participação de figuras importantes do setor, como o Secretário de Turismo de Marília, Vitor Gazola, o Secretário de Meio Ambiente de Ocauçu, Israel Lima, e a Secretária de Turismo de Ocauçu, Fernanda Santana Campos Colombo. Também estiveram presentes os organizadores da Rota das Capelas, Dr. Danilo Pierote e Ronaldo Cano.
Na última semana, Colombo participou da primeira reunião da Região Turística Alto Cafezal de 2025 (leia mais na página 3). O encontro teve como objetivo alinhar estratégias e reunir informações para a inserção na Plataforma do Ministério do Turismo, dentro do Programa de Regionalização. Durante a reunião, foram discutidas demandas e estratégias para a categorização dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro.
Ocauçu, que integra a Rota Turística Alto Cafezal junto com Gália, Garça, Marília e Vera Cruz, está cadastrada no Sismapa desde 2023. Esse reconhecimento tem impulsionado o município no cenário turístico, destacando a importância de iniciativas como a Trilha de Inclusão para promover um turismo mais acessível.
O evento em Nova Colúmbia exemplifica como a colaboração entre municípios pode resultar em ações que beneficiam toda a região, promovendo um turismo inclusivo e acessível. A parceria entre as cidades e o compromisso com a acessibilidade são passos fundamentais para o desenvolvimento sustentável do turismo regional.