A agropecuária salvou o emprego com carteira assinada pelo segundo mês consecutivo em Ocauçu. Levantamento feito pelo O DIA nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostra que em julho (último disponível) o saldo do setor produtivo, diferença entre as admissões e as demissões, ficou em 34, o que representa 87,18% do total do mês. Apesar de ser o que mais contratou, diminuiu o ritmo, já que no sexto mês o saldo foi bem maior: 103.
No sétimo mês do ano, Ocauçu admitiu 59 trabalhadores com carteira assinada e dispensou 20. Além da agropecuária, geraram oportunidades o comércio e a construção civil. O resultado é o segundo melhor do ano, perdendo apenas para junho (103). Por quatro meses seguidos neste ano, de fevereiro a maio, o município amargou saldo negativo no emprego.
Em relação às cidades da área de cobertura do O DIA, Ocauçu foi a que apresentou o melhor resultado em julho. Alvinlândia criou apenas três postos celetistas, enquanto Lupércio 12. O pior saldo foi registrado por Ubirajara, que fechou o sétimo mês com -27. Já na comparação com o mesmo período de 2023, neste o resultado foi melhor; naquele ano, Ocauçu criou 23 empregos com carteira assinada.
No acumulado do ano, até julho, Ocauçu tem saldo negativo no emprego, resultado de 347 admissões e 358 demissões. Assim como é o setor que mais contratou no período analisado, a agropecuária foi a que mais dispensou, com saldo de -28. Os setores de serviços e comércio foram os que mais geraram postos celetistas, com 16 e seis de saldo, respectivamente.
Em relação à produção agropecuária, de acordo com estudo da Fundação Seade, a de mandioca lidera em Ocauçu, com 53,8%, depois vêm laranja (11,5%), cana-de-açúcar (8,9%), café em grão arábica (8%), soja (7,5%), amendoim (4,7%), leite (3%) e melancia (1,5%). O rebanho maior é de bovinos, 95,2%, e de equinos representa 2,5%.
ESTOQUE
O setor da agropecuária é o que detém o maior estoque do emprego formal em Ocauçu, com 509. O comércio vem em segundo lugar, com 114, seguido por serviços com 78. A indústria tem estoque de 74 empregos e a construção civil de oito. No geral, o estoque de Ocauçu é de 783.