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Pesquisa apresenta tendências de consumo de café no Brasil

Região é importante produtora de café no estado; pesquisa revela perfil de consumo (Foto: Reprodução Internet)

Para celebrar o Dia Internacional do Café, neste mês de outubro, a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), lançou a pesquisa “Coffee Lovers 2024”, com um levantamento muito importante para a economia da região, que tem uma das maiores produções do setor no Estado. Foi realizada uma entrevista com 646 pessoas com diferentes perfis, que identificou as principais percepções sobre o universo dos cafés.

Sobre as formas de adquirir café, 33,1% dos consumidores afirmam que preferem comprar o grão em grupos de compras coletivas, enquanto 28,2% utilizam o e-commerce. Para 18,7%, a cafeteria é a melhor opção, ao passo que 14% obtêm direto do produtor. Aqueles que escolhem pelo supermercado são 5,1%. Quando o tópico é a frequência de compra, 58,8% afirmam que efetua uma vez por mês, 29.7%, a cada 15 dias, 5,7%, uma vez por semana, e, 0,2%, todos os dias.

Dentre os entrevistados, 76,3% preferem obter café torrado em grãos, 9,2% em cápsula, 5,7% torrado e moído, 5,1% drip coffee, e 2,7% café in natura. A maioria dos consumidores desse grupo alega que compra entre três e cinco pacotes de 250 g por mês (51%), o que indica que o café faz parte do cotidiano em diferentes momentos de consumo. Os que adquirem menos de três pacotes representam 17,6%. Acima de cinco pacotes são 16,7%, e os que optam por três pacotes totalizam 14,7%.

A consciência sobre a segurança do alimento é bastante presente junto aos que amam a bebida. Afinal, 60,4% conhecem algum selo ou certificação referente ao café. Entre os entrevistados, 52,4% conhecem o selo Abic, um indicativo do quanto eles estão atentos à qualidade e origem do grão que compram. Ademais, é uma prova de como os selos são instrumentos importantes de validação.

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