Estudantes da Unesp fazem estudo sobre perfil de pessoas com AVC

Participar da pesquisa dura poucos minutos e ajuda a analisar diferença entre pacientes. (Foto: Divulgação)

Estudantes de pós-graduação de fisioterapia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) entrevistam em Marília pessoas que tiveram AVC (Acidente Vascular Cerebral) entre os períodos de 2016 a 2019 e 2020 a 2023, para analisar se existe diferença entre os pacientes dos períodos anterior e durante a pandemia de covid-19.

Em entrevista ao O DIA, a integrante do grupo de pesquisa, Heloisa Lima, explicou que o projeto surgiu depois de observarem que os casos de AVC aumentaram com o surgimento do coronavírus. “O vírus modifica questões de inflamação persistente, estresse oxidativo e outros fatores que podem levar ao AVC. Então nasceu a necessidade de entender esse novo perfil de pacientes”, explicou a estudante.

As entrevistas podem durar de 30 a 40 minutos e servirão para analisar questões epidemiológicas, sociodemográficas e socioeconômicas. “Isso é importante, pois entendendo essas mudanças específicas relacionadas aos pacientes com AVC, podemos auxiliar os profissionais da saúde a traçar formas de atendimento individualizadas e políticas públicas específicas”, relatou Heloisa.

O acidente vascular cerebral é a segunda principal causa de morte no mundo e está entre as doenças que geram maior incapacidade devido às sequelas neurológicas. No Brasil, ainda não há estudos que analisem o perfil de pessoas acometidas por AVC e que enfrentaram a pandemia.Os interessados em participar da pesquisa podem entrar em contato com a equipe responsável pelo estudo pelos telefones (14) 99637-3557, (19) 98326-2341 ou (19) 99611-1362.

Leia também