Pet Scan inicia os exames pelo SUS no Hospital Oncológico no próximo dia 30

O tão aguardado início dos exames pelo Pet Scan no Hospital Oncológico Unimar, que faz parte da moderna estrutura do HBU (Hospital Beneficente Unimar), já tem data confirmada: 30 de setembro. Informação foi divulgada pela superintendente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), Márcia Mesquita Serva Reis, durante participação no Jornal da Pan, transmitido pela Jovem Pan Marília (100,9 FM), do mesmo grupo do O DIA.

Conforme a superintendente, oito pacientes já estão agendados e os atendimentos têm início pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “Um exame extremamente importante não só para o diagnóstico do câncer, mas para um tratamento mais preciso. Ele identifica todos os tipos de lesões, foca onde o tumor está localizado, se expandindo, garantindo um tratamento realmente mais eficiente, e isso já é uma realidade dentro do hospital. E o melhor, disponível para os pacientes de Marília e região e do SUS. Um serviço que nasce com essa razão de existir que comunga com o propósito do HBU, que é o de acesso a todos”, comemora Márcia.

Ela explica que Secretaria da Saúde já foi notificada e os pacientes que estão atualmente tendo que se deslocar para fora de Marília para ter acesso ao exame vem sendo informados do início dos procedimentos, considerado um marco histórico para a saúde da cidade e da região. “A população esperou muito por isso e agora não terá mais que ir até outros municípios para ter acesso a essa importante tecnologia no atendimento oncológico. Estudamos muito de como isso poderia ser feito, preparamos a equipe com treinamentos, inclusive fora do país, para que todos estivessem prontos para iniciarmos os atendimentos com o que há de melhor nesta área”.

Márcia lembra que nos próximos quatro anos o número de diagnósticos de câncer vai aumentar, segundo estatísticas de estudos nacionais e internacionais, por isso é importante que os serviços de saúde estejam preparados para atender a esta demanda em crescimento. “Marília já sai na frente. Vivemos um caos com a covid-19, pois foi uma surpresa e não tivemos tempo de nos preparar. Agora, já temos esses dados de estudos e estamos nos organizando”.

O Pet Scan permite imagens de grande precisão para diagnosticar precocemente o câncer, verificar o desenvolvimento do tumor e se há metástase. O Hospital Oncológico foi inaugurado em agosto de 2021, está localizado na quarta torre do HBU e o Pet Scan e a radioterapia na quinta, mas os prédios são interligados. A quinta torre teve inauguração recentemente, no início de agosto.

Desafio agora é credenciar a radioterapia mais moderna do Interior ao SUS

Desde o mês passado, o Hospital Oncológico já oferece atendimento na radioterapia com acelerador linear que é único no Interior. O equipamento encurta o período dos tratamentos, permitindo uma maior eficácia na destruição do tumor e poupando tecidos limítrofes. Entretanto, ainda está disponível apenas para pacientes particulares e de convênios, como Unimed e Iamspe. “O grande desafio é também garantir acesso a este equipamento a todos. Com o Pet Scan preparamos o paciente para um tratamento mais eficaz na radioterapia, que conta com um equipamento que é mais preciso contra os tumores. Um paciente, por exemplo, com câncer de próstata que era submetido a 25 sessões, com este acelerador o tratamento será feito em cinco. Ou seja, aumenta a eficácia com menos tempo de exposição”, explica Márcia.

A superintendente comenta que a documentação para credenciamento ao SUS já foi entregue ao município e ao Estado. O pleito é para que o hospital atenda na área de radioterapia como uma tecnologia complementar aos serviços já em funcionamento, mas que não dispõem do moderno equipamento. “Ainda estamos aguardando a ata de uma reunião recente, mas, infelizmente, o DRS-9 [Departamento Regional de Saúde] entendeu que a rede não precisa desse serviço, pois o que já é disponibilizado é suficiente. Digo isso com tristeza, porque temos o equipamento, o RH [Recursos Humanos] capacitado e estamos dispostos a trabalhar com valores SUS. Não vamos tirar recurso de ninguém, já que para oncologia é sempre recurso novo”.

Para mudar essa situação, Márcia ressalta que é preciso a articulação das forças políticas para que este pleito chegue até o governador Tarcísio de Freitas. “É fundamental que tenhamos este apoio para que isso [credenciamento SUS] seja viabilizado. Ficamos angustiados, porque a oncologia exige um tratamento precoce. É uma corrida contra o tempo”, conclui. 

Leia também