O Pet Scan já está 100% instalado na quinta torre do HBU (Hospital Beneficente Unimar) e exames de última geração no tratamento do câncer devem ter início em até 60 dias, segundo informou a superintendente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), Márcia Mesquita Serva Reis, em entrevista à rádio Jovem Pan Marília (100,9 FM), do mesmo grupo do O DIA.
“Queremos fazer de Marília um Centro Oncológico, unindo as tecnologias disponíveis, agregando serviços, oferecendo o Pet Scan também aos pacientes em atendimento em outros hospitais. Vamos iniciar com o credenciamento da saúde suplementar, mas queremos que todos tenham acesso a esta tecnologia, que é muito aguardada. Além de fazer o diagnóstico precoce, ele é um exame de acompanhamento da doença que faz diferença no tratamento”, destaca Márcia.
Para o Pet Sacan funcionar, assim como o acelerador linear que o HOU (Hospital Oncológico da Unimar) também contará, ainda é necessário o aval da CNen (Comissão Nacional de Energia Nuclear), o que deve ocorrer em até 60 dias. O órgão é quem autoriza as operações em instalações de medicina nuclear. ”Assim que conseguirmos essa autorização, inauguramos a quinta torre e iniciamos os exames”, garante a superintendente.
Com o Pet Scan, os pacientes não terão mais que fazer deslocamentos para outras cidades para ter acesso ao equipamento, que permite imagens de grande precisão para diagnosticar precocemente o câncer, verificar o desenvolvimento do tumor e se há metástase. Para Márcia, um desafio para o próximo prefeito de Marília é colocar esta tecnologia a serviço de toda população.
“Paralelo a isso, estamos com um projeto inovador na universidade [Unimar], impulsionando as pesquisas clínicas, achando um caminho para, por meio deste trabalho, inserirmos o SUS dentro desta questão oncológica”, destaca.
O HOU, inaugurado em agosto de 2021, está localizado na quarta torre do HBU e o Pet Scan e a radioterapia na quinta, mas os prédios são interligados.