Polícia Militar Ambiental está alerta com incêndio e faz flagrante em Dirceu

Após os incêndios que destruíram grandes áreas de vegetação na região de Marília, principalmente em Pompeia, mas também em outras cidades do Estado, os militares continuam empenhados no combate às chamas e na prevenção de futuros casos. Nesta semana, a Polícia Militar Ambiental flagrou um foco de queimada em Dirceu, distrito de Marília. O caso aconteceu em uma chácara, na última quarta-feira (27).

A ação foi desenvolvida durante as operações Impacto e SP Sem Fogo e o caso foi descoberto com a ajuda de satélite. No local foi constatado uma área de pasto, onde foi utilizado fogo para a retirada de um tronco de árvore seca. O autor da queimada perdeu o controle das chamas e elas atingiram uma parte com vegetação rasteira e com arbustos. Ele foi advertido com um auto de infração ambiental por fazer uso de fogo sem autorização dos órgãos ambientais. Segundo a Polícia Militar Ambiental, foram 256 focos analisados desde o último fim de semana.

De acordo com o Governo de São Paulo, dezenas de municípios paulistas ainda estão em alerta máximo para queimadas, de acordo com os dados de monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil. E a Polícia Civil está mobilizada para investigar todas as ocorrências de incêndio criminoso, especialmente as que ocorrem nas regiões afetadas pelas queimadas.

Não há mais previsão de chuva para Marília e região e em nenhuma das áreas monitoradas pelo Estado pelo menos até o início da próxima semana. E com o aumento da incidência dos raios solares ao longo do dia, os níveis de umidade relativa do ar podem cair a valores críticos abaixo de 30%. Condições que fazem elevar o risco de incêndios florestais, especialmente em áreas de risco.

Leia também