A educação de Pompeia se destacou na 4ª edição da Olimpíada Civap (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema) de Língua Portuguesa e Matemática, com 10 estudantes premiados na cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (11), no Teatro Municipal de Assis. O evento celebrou o excelente desempenho dos alunos do 5º ano das redes municipais dos municípios consorciados.
Nesta edição, Pompeia contou com 10 premiados da rede municipal – Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) de Pompeia, Prof. Carmelino José Dalsenter e Orlando Cassaro. Entre os destaques, a estudante Ana Lívia de Souza Adami conquistou duas medalhas — uma em Língua Portuguesa e outra em Matemática — e garantiu um feito especial para o município.
A Olimpíada tem como objetivo incentivar o aprendizado, despertar o interesse pelos estudos e identificar talentos entre crianças dos anos finais do ensino fundamental. A edição 2025 reuniu 35 municípios, 90 escolas, pelo menos 450 alunos classificados e 37 medalhistas duplos — recorde do evento.
O prefeito do município de Palmital e presidente do Civap, Luís Gustavo Moraes, destacou a importância do projeto. “A gente espera que esse programa se estenda a nível estadual e nacional. Esta é uma ação que valoriza a educação e transforma vidas”.
Representando as secretarias municipais de Educação dos municípios participantes, a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Pompeia, Claudine da Rocha Pinheiro Bezerra, celebrou o trabalho dos estudantes e das escolas. “Hoje é um dia de orgulho. Parabenizo cada criança premiada e todos os professores que caminham ao lado delas, incentivando, ensinando e acreditando no potencial de cada aluno. Este reconhecimento mostra que estamos no caminho certo”.
A prefeita de Assis e anfitriã da premiação, Telma Spera, reforçou o papel estratégico da educação no serviço público. “Esta celebração faz diferença em nossas vidas. Educação e conhecimento estão sendo valorizados. A educação deve fundamentar a nossa missão enquanto gestores”.