Pompeia está entre as 78 cidades do Estado que não elegeram nenhuma vereadora mulher nas eleições de 2024. A quantidade representa 12% do total de 645 municípios de São Paulo. Ainda assim é menor do que número registrado nas Eleições Municipais de 2020.
Somando as candidaturas de todos os partidos neste ano, Pompeia teve 29 opções femininas nas urnas no último dia 6 de outubro, que concorreram a 11 cadeiras no Legislativo. Apesar de nenhuma ter sido eleita vereadora, apenas três não conseguiram a suplência ou ficaram inaptas. As outras 26 entraram como suplentes e poderão, eventualmente, substituir um dos eleitos na Câmara ao longo dos próximos quatro anos. No atual mandato, também não existe mulher participando das decisões na Casa de Leis da cidade.
Em 194 municípios de São Paulo, entre eles Lupércio e Oriente, foram eleitas apenas uma vereadora e, em 193, na lista onde constam Alvinlândia, Herculândia, Ocauçu, Queiroz, Quintana e Ubirajara, duas. Isso significa que, em 465 das cidades do Estado (72%), foram eleitas no máximo duas mulheres para as Câmaras Municipais. Na Capital, o percentual de mulheres no Legislativo aumentou. Em 2024, 20 mulheres se elegeram, o que representa 36% do total de 55 vereadores. Em 2020, 13 mulheres foram eleitas, o equivalente a 24% do total.
Já em relação aos homens, a situação se inverte no estado de São Paulo. Não houve nenhuma cidade em que nenhum vereador do gênero masculino foi eleito. Em 22 municípios paulistas, foram eleitos cinco homens e, em 66, seis. As outras 553 cidades do estado tiveram sete ou mais vereadores homens eleitos, o que representa 86% do total.