O Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, sediou na quarta-feira (24) o encerramento do sétimo ciclo do programa Caminho da Capacitação, promovido pelo Fundo Social do Estado. O evento contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, além das primeiras-damas de Pompeia, Mariana Maranho da Silva, e de Vera Cruz, Cristiane Tinetti, além de representantes de outros municípios da região de Marília.
A iniciativa levou cursos de qualificação profissional a 12 cidades da região, formando 552 alunos nesta etapa. Desde o lançamento, em maio, o programa já chegou a 82 municípios e beneficiou mais de 4 mil pessoas com certificados de conclusão.
Durante o encontro, Cristiane Freitas destacou a importância da integração com as lideranças locais. “Esses encontros são fundamentais para ouvirmos quem está na ponta, entendermos os desafios de cada cidade e trabalharmos juntos para oferecer capacitação de qualidade e oportunidades reais. O Caminho da Capacitação é um programa que nasce do diálogo e se fortalece com parcerias.”
Em Pompeia, a primeira-dama Mariana Maranho ressaltou o impacto da iniciativa no município. “O Caminho da Capacitação trouxe para Pompeia a chance de muitas pessoas se prepararem melhor para o mercado de trabalho. Além de oferecer qualificação, ele resgata a autoestima e abre novas perspectivas para as famílias, fortalecendo o desenvolvimento social do nosso município.”
Já em Vera Cruz, Cristiane Tinetti destacou a grande procura. “O curso de banho e tosa foi muito bem recebido e ofereceu uma nova possibilidade de geração de renda para os participantes. Ficamos felizes em ver tantas pessoas se dedicando e se preparando para o mercado de trabalho. Esse aprendizado representa uma oportunidade concreta de transformação na vida das famílias.”
O Caminho da Capacitação integra o programa SuperAção SP, do Governo do Estado, que tem como meta retirar 100 mil famílias da pobreza até 2026.