Pompeia fica no ‘Top 60’ dos melhores municípios brasileiros para se viver

default

Pompeia é destaque em levantamento que aponta as melhores cidades do país para se viver. Supera Marília, Bauru e outros municípios da região e está classificada no “Top 60”, com nota apenas 0,57 menor que o primeiro colocado, que é São Caetano do Sul. Segundo o estudo, a “Cidade Coração”, como é conhecida, ficou na colocação 54ª, com nota 7,20. Marília não se classificou nem entre as 100 melhores, como mostra matéria publicada na edição desta quinta-feira (4) do O DIA, na página 4. 

O levantamento foi realizado pelo jornal Gazeta do Povo, do Paraná, e leva em consideração dados oficiais de dez categorias diferentes: educação, taxa de homicídios, saúde, economia, infraestrutura, expectativa de vida, mortes no trânsito, suicídios, cultura e famílias em situação de rua. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Censo Escolar, DataSus, Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), entre outros.

A nota obtida por Pompeia mostra os resultados dos investimentos realizados e que vêm sendo feitos, com destaque para a saúde, qualidade de vida, educação, emprego e renda, com o polo industrial bem estruturado, infraestrutura, segurança, meio ambiente e mobilidade urbana.

O estudo feito pelo jornal, e que avalia as 5.570 cidades brasileiras, revela ainda que a nota média dos municípios foi de 5,66 pontos. Apenas 169 alcançaram nota 7 ou maior, como é o caso de Pompeia. Não são disponibilizados os dados detalhados de cada um deles nas categorias analisadas. 

ESTADO /Dentre as 100 cidades no ranking geral, 33 são de São Paulo. Já quando analisadas as dez primeiras, cinco são paulistas. Quando se leva em conta apenas as capitais, Goiânia se sobressai como a primeira da lista, com nota 6,85, um pouco acima de São Paulo, que obteve 6,80.

Leia também