A Prefeitura de Pompeia iniciou o Mutirão Zera Fila da Saúde, uma iniciativa que visa reduzir significativamente o tempo de espera por procedimentos oftalmológicos e garantir atendimento ágil e de qualidade à população.
De acordo com a administração municipal, foram agendadas 40 cirurgias de catarata e 45 de pterígio – um crescimento anormal de tecido na parte branca do olho, que pode se estender até a córnea. Havia pacientes com pterígio que aguardavam pela operação desde 2019, enquanto os de catarata esperavam desde setembro de 2024.
Ambas as enfermidades, caso não sejam tratadas adequadamente, podem resultar em graves consequências ao portador. A catarata, por exemplo, torna o cristalino dos olhos opaco e provoca a perda de visão. O Ministério da Saúde afirma que a doença é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa. A cirurgia é o único tratamento eficaz para a doença.
Já o pterígio, também conhecido como “carne no olho”, se não tratado, pode cobrir a pupila a ponto de interferir na visão.
Realizar exames regularmente é importante para identificar doenças oftalmológicas e também preveni-las.
CIRURGIAS /As primeiras cirurgias de pterígio foram realizadas em 25 de março, e os procedimentos para catarata tiveram início no dia 28 de março. “A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a prestação de um atendimento humanizado e eficiente, garantindo mais qualidade de vida aos munícipes”, afirma o prefeito Diogo Ceschim.
Segundo a prefeitura, o Mutirão Zera Fila da Saúde deverá ampliar a cobertura para outras especialidades e manter o compromisso da administração pública com a saúde e o bem-estar da população de Pompeia.
Para mais informações sobre o mutirão, os interessados podem entrar em contato com o Departamento de Higiene e Saúde pelo (14) 3405-2828.