Pompeia pode ficar sem festa do peão

O anúncio da possibilidade de Pompeia não ter este ano a tradicional Festa do Peão pegou muitas pessoas de surpresa como moradores, comerciantes que já estão se organizando para o evento e também a própria comissão organizadora.

A alegação de dificuldades econômicas e mudanças de prioridades, são alguns dos motivos alegados pela atual administração, para que a cidade fique sem a Festa do Peão. Declarada recentemente, pelo projeto de Lei 30/2023, como Patrimônio Cultural do Município.

Outras causas para o cancelamento seriam dificuldades em conseguir patrocinadores, instabilidade econômica atual e com o final da pandemia os shows sertanejos estariam sofrendo uma inflação e supervalorização de preços.

Para que o rodeio aconteça, é de responsabilidade da comissão organizadora toda a infraestrutura, como iluminação, montagem de estruturas, arena, parque de diversões, área de gastronomia, exposição de marcas parceiras, banheiros, camarotes; e para o poder público fica a contratação de shows.

Segundo apuração do O DIA, todos os patrocinadores já estão com contrato assinado com a comissão organizadora, estrutura de parque e alimentação. Benfeitorias já foram realizadas no Recinto Mário Zaparolli, como acessibilidade, definição de vagas para deficientes, terraplanagem, entre outras. 

E há também as primeiras tratativas para que o rodeio de Pompeia fosse incluído em uma das etapas de um importante e reconhecido circuito nacional de rodeio.

Outra estranheza, por parte da população, foi o recente anúncio e confirmação do show da dupla sertaneja Jorge & Matheus, no valor de R$ 640 mil. Além da divulgação do cantor Murilo Huff.

O presidente da 33ª Festa do Peão de Pompeia, Mauricio Maldonado Gonzaga, esclarece que a parte que cabe à comissão está organizada.

“Com a boa relação que temos com empresas da cidade e da região, conseguimos profissionalizar a organização do rodeio. Toda estrutura de montagem para o rodeio, de parque, praça de alimentação, tudo para que o evento aconteça está provisionada, através dos contratos assinados. Apenas os shows são de responsabilidade da administração pública. Sugerimos troca de artistas, mas ainda não sabemos qual será o desfecho.”, esclarece.

Uma reunião entre a prefeita Tina e vereadores estava marcada para ontem, para deliberar sobre a viabilidade ou não da festa do peão, mas precisou ser cancelada por motivos do falecimento de Terezinha Hayashi.

Leia também